25/01/2015

A onda agora é esta: radicalidade

por Comunidade Shalom

Inúmeros são os jovens que vão descobrindo na vida consagrada uma oportunidade de saciar a sede que existe em seus corações. De forma surpreendente e feliz, além dos valores, é o testemunho que tem arrastado jovens para o desafio radical de amar sem medidas.

Vivemos um tempo em que muitos dos nossos jovens vivem em busca de uma identidade, de algo que os surpreenda, que os desafie. Quanto mais radical for, mais se tem uma resposta de adesão desses jovens.

Não é de surpreender que em tempos como os nossos existam numerosos jovens que encontram na vida daqueles que se decidiram por uma ideia, ou por um modo novo de viver, não se importando se terá ou não algum retorno financeiro, uma estabilidade. Viver a radicalidade torna-se uma opção de vida.

Visto que essa realidade se apresenta nas diversas áreas da nossa sociedade, nós, jovens, buscamos uma identificação com o testemunho de alguém que iniciou a viver e a provar com sua vida que vale a pena viver, aventurar-se por tais vias. Uns descobrem isso pelo testemunho dos pais, outros nas artes, no jornalismo, no surfe, nas redes sociais, assim também como na vida consagrada.

Essa realidade tem se manifestado e se apresentado de maneira muito nova e viva. Inúmeros são os jovens que vão descobrindo na vida consagrada uma oportunidade de saciar a sede que existe em seus corações. De forma surpreendente e feliz, além dos valores, é o testemunho que tem arrastado jovens para o desafio radical de amar sem medidas. O testemunho desponta como uma surpreendente resposta de oferta de vida, que cada vez mais ganha sentido e espaço dentro da Igreja e da sociedade. De maneira pessoal, preenche os jovens que descobrem que o sentido de suas vidas está no viver tudo de forma radical por Cristo e pelo outro.

guido beatificação

Esses fatos são tão reais que o testemunho dos santos segue a refletir a beleza de Cristo na humanidade; o testemunho dos mártires, a fecundar com seu sangue derramado. E nós? O que faremos para testemunhar a radicalidade de Cristo no mundo? Pegar essa onda que transforma vidas, que diante da nossa experiência diária com a oração, com a Palavra de Deus, torna-nos capazes de vivermos os maiores desafios que, em nossa juventude, desejamos viver. Cristo nos ensina tudo isso com sua vida. Sob a graça divina, é possível viver com respostas de RADICALIDADE nos tempos de hoje. Essa onda que é o próprio Cristo. Ele é a melhor onda que o imenso mar poderá nos dar para pegar.

Ter a coragem de se lançar nesse imenso mar e enfrentar as diversas ondas, para pegar a grande Onda, dá sentido à vida. Quando percebermos que já estamos em alto-mar, desejaremos cada vez mais as coisas radicais e, então, descobriremos que somente em Cristo viveremos as maiores alegrias e adrenalinas que possamos curtir. Que a paixão pela RADICALIDADE cresça em nós e nos faça constatar que é possível, sim, viver tudo isso aderindo à vida consagrada a Deus.

IMG_20150117_093910~2

Thiago José Rocha Costa
Seminarista* da Comunidade de Vida Shalom

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Lojinha Boa Semente Faça seu Pedido: (88) 9 9772-3677

Notoris - Agência Digital