Artigos

08/03/2021

A necessidade da existência do Purgatório

Se o purgatório não existisse era necessário criá-lo. Visto que Deus é igualmente Santo e Justo, os pecadores são muito bem-vindos à presença de Deus, mas os pecados não.

 

Se o purgatório não existisse era necessário criá-lo. Visto que Deus é igualmente Santo e Justo, os pecadores são muito bem-vindos à presença de Deus, mas os pecados não. Segundo São Boaventura expõe:

“O Purgatório deve existir por muitas causas:

A primeira, como observa Santo Agostinho, é que há três ordens de pessoas: Umas inteiramente más, e a essas não aproveitam os sufrágios da Igreja; outras inteiramente boas, que não precisam de tais sufrágios; outras, enfim, que não são de todo más, nem de todo justas e a estas cabem as penas passageiras do Purgatório, porque suas faltas são veniais.

A segunda causa é a própria justiça de Deus, porque, assim como a soberana bondade não sofre que o bem fique sem remuneração, assim a suprema justiça não permite que o mal fique sem nenhuma punição…

A terceira razão para que haja um Purgatório é a sublime e santíssima dignidade da luz divina que somente olhos puros devem contemplar. É preciso, pois, que volte cada um à sua inocência batismal, antes de comparecer na presença, do Altíssimo.

Além disso, todo pecado ofende a Majestade Divina, — é prejudicial à Igreja — e desfigura em nós a imagem de Deus.

Ora, toda ofensa pede um castigo, todo dano uma reparação, todo mal um remédio; portanto é necessário também (neste mundo ou no outro) uma pena que cor­responda ao pecado.

Demais, os contrários ordinariamente curam-se com os contrários, e como o pecado nasce do prazer, o castigo vem a ser o seu remédio natural.

A ninguém pode aproveitar a negligência, que é um defeito, e, se tal defeito não fosse punido, pareceria de vantagem para a vida futura não cuidar de fazer pe­nitência neste mundo “(Comp. teol., 7).

2 Comentários
  1. Afonso disse:

    Que maravilha esses textos, essas formações!
    “Dai-lhes o repouso eterno e brilhe para elas a vossa luz. Descansem em paz. Amém!”

  2. Mayse Soares de Almeida disse:

    Nossas orações pelas almas do purgatório.Nosso coração desperta para essa formação com gratidão pela lembrança dessas almas necessitadas de nossas orações.Nosso muito obrigada

Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital