Artigos

22/06/2020

2° TRÍDUO DE SÃO JOÃO BATISTA (Segunda-feira – 22/06/20)

    1 – SINAL DA CRUZ 2 – ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO RESPIRA EM MIM. De Santo Agostinho “Ó Espírito Santo, para que todos os meus pensamentos possam ser santos. Agi em mim.   Ó Espírito Santo, para que meu trabalho também possa ser santo. Aproximai-vos do meu coração.   Ó Espírito Santo, para […]

 

 

1 – SINAL DA CRUZ

2 – ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

RESPIRA EM MIM.

De Santo Agostinho

“Ó Espírito Santo,

para que todos os meus pensamentos

possam ser santos.

Agi em mim.

 

Ó Espírito Santo,

para que meu trabalho

também possa ser santo.

Aproximai-vos do meu coração.

 

Ó Espírito Santo,

para que eu só ame

o que for santo.

Fortalecei-me,

 

Ó Espírito Santo,

para que eu defenda

tudo o que for santo.

Guardai-me, pois,

 

Ó Espírito Santo,

para que eu sempre

possa ser santo”.

Amém.

 

3 – ORAÇÃO INICIAL

“Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

 

4 – INTENÇÕES

(Comunitárias e pessoais)

 

5 – MEDITAÇÃO DOS SANTOS

 

Uma voz clama no deserto

De Santo Eusébio de Cesaréia, século IV, Patrística Grega

“Uma voz exclama: ‘Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus'” (Is 40,3).

“Uma voz clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, aplainai a estrada de nosso Deus” (Is. 40,3). O profeta afirma claramente que não será em Jerusalém, mas no deserto, que se realizará esta profecia, isto é, a manifestação da glória do Senhor e o anúncio da salvação de Deus para toda a humanidade.

Na verdade, tudo isto se realizou literalmente na história, quando João Batista anunciou no deserto do Jordão a vinda salvífica de Deus e ali se revelou a salvação de Deus. De fato, Cristo manifestou-se a todos em sua glória quando, depois de seu batismo, os céus se abriram e o Espírito Santo, descendo em forma de pomba, pousou sobre ele; e a voz do Pai se fez ouvir dando testemunho do Filho: Este é o meu Filho amado, escutai-o (Mt 17,5).

Estas coisas foram ditas porque Deus deveria vir ao deserto, desde sempre fechado e inacessível. Com efeito, todas as nações pagãs estavam privadas do conhecimento de Deus, e os homens justos e os profetas de Deus nunca haviam penetrado nelas.

Por este motivo, a voz ordena que se prepare um caminho para a Palavra de Deus e se aplainem os terrenos escarpados e ásperos, a fim de que nosso Deus possa entrar quando vier. Preparai o caminho do Senhor (Mc 1,3), é esta a pregação evangélica que traz um novo consolo e deseja ardentemente que o anúncio da salvação de Deus chegue a todos os homens.

Sobe a um alto monte, tu que trazes a boa-nova a Sião. Levanta com força a voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém (Is 40,9). Depois que se mencionou a voz que clama no deserto, convêm perfeitamente estas palavras, que se referem aos evangelistas e anunciam a vinda de Deus entre os homens. De fato, a alusão aos evangelistas devia logicamente seguir a profecia sobre João Batista.

Que Sião é esta, senão a que antes se chamava Jerusalém? Era realmente um monte, como declara esta palavra da Escritura: O monte Sião que escolhestes para morada (Sl 73,2). E o Apóstolo: Vós vos aproximastes do monte de Sião (Hb 12,22). Não será uma alusão ao grupo dos apóstolos, escolhidos entro o antigo povo da circuncisão?

Tal é, pois, Sião ou Jerusalém, que recebeu a salvação de Deus, e que foi edificada sobre o monte de Deus, isto é, sobro o Verbo, seu Filho único. A ela, que subiu ao alto monte, é que Deus ordena anunciar a palavra da salvação. Mas quem anuncia a boa-nova, senão o coro dos evangelistas? E o que significa anunciar a boa nova? É proclamar a todos os homens, e em primeiro lugar às cidades de Judá, a vinda de Cristo à terra”.

 

6 – MEDITAÇÃO

(Pessoal)

 

7 – IMPORTÂNCIA DE SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista não é um santo só dos Católicos, é venerado por outras denominações cristãs e não cristãs.

Nas igrejas protestantes, em especial na Anglicana e nas Batistas.

No Islamismo, onde é tido como um profeta Nabi Iaiá. Os muçulmanos acreditam ter sido uma testemunha de Alá, que profetizou a vinda de Issa (Jesus). Dentro da sua tradição, os islâmicos acreditam que Iáia (São João) foi um dos profetas que Maomé conheceu na noite de Mi’raj. De acordo com o Alcorão, Iáia era benevolente, sábio, puro e gentil com os pais, que diligentemente praticava os mandamentos do Torá.

Fé bahá’í (em árabe: Baha’iyyah) /bəˈhaɪ/). Uma religião de origem Oriental. É uma religião monoteísta que enfatiza a união espiritual de toda a humanidade. Três princípios básicos estabelecem a base para os ensinamentos e a doutrina bahá’i: a unidade de Deus, que há apenas um Deus que é a fonte de toda a criação; a unidade da religião, que todas as maiores religiões têm a mesma fonte espiritual e partem do mesmo Deus; e a unidade da humanidade, que todos os seres humanos foram criados igualmente e que a diversidade racial e cultural deve ser apreciada e aceita. Segundo os ensinamentos da fé bahá’i, o propósito humano é aprender a conhecer e a amar a Deus através de métodos como orações, reflexões e ajuda aos outros. Esta religião diz que vieram alguns mensageiros ao longo dos tempos e São João foi um desses profetas. Os bahá’ís consideram que João foi um profeta de Deus que, como todos os outros profetas, foi enviado para instilar o conhecimento de Deus, promover a unidade entre as pessoas do mundo e mostrar às pessoas a maneira correta de viver. Segundo os Bahá’ís, João era um profeta menor.

 

8 – LADAINHA

 

Senhor, tende piedade de nós!

Cristo, tende piedade de nós!

Senhor, tende piedade de nós!

 

Jesus Cristo, ouvi – nos!

Jesus Cristo, atendei – nos!

 

Deus Pai, Todo Poderoso, tende piedade de nós!

Jesus Cristo, Filho Unigênito, tende piedade de nós!

Espírito Santo, Fonte de luz, tende piedade de nós!

 

São João Batista – Rogai por nós!

Nosso glorioso padroeiro – Rogai por nós!

Anunciado pelo anjo Gabriel – Rogai por nós!

Purificado do pecado – Rogai por nós!

Consagrado desde antes do nascimento – Rogai por nós!

Cujo nascimento foi causa de alegria – Rogai por nós!

Repleto do Espírito Santo – Rogai por nós!

Maior entre os nascidos de mulher – Rogai por nós!

Precursor do Salvador – Rogai por nós!

Preparador dos caminhos do Senhor – Rogai por nós!

Voz que clama no deserto – Rogai por nós!

Indicador do Cordeiro de Deus – Rogai por nós!

Profeta do Altíssimo – Rogai por nós!

Profeta das Nações – Rogai por nós!

 

Profeta da Justiça – Rogai por nós!

Eras mais que um profeta – Rogai por nós!

Testemunho da Luz – Rogai por nós!

Testemunho da Verdade – Rogai por nós!

Amante da penitência – Rogai por nós!

Indigno de desatar-lhe as sandálias – Rogai por nós!

Anunciador do batismo definitivo – Rogai por nós!

Batizador do próprio Autor do  batismo – Rogai por nós!

Defensor da família e do matrimônio – Rogai por nós!

Santo mártir da justiça e da verdade – Rogai por nós!

 

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

 

Oremos:

Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

 

9 – ORAÇÃO FINAL

“Rendo graças a Deus por tamanhos favores dispensados a São João Batista; Alegra-te com ele, elege-o teu protetor especial, e toma a resolução de recorrer sempre a sua poderosa intercessão, a fim de que tu também seja digno das misericórdias divinas” (Santo Afonso Maria de Ligório).

São João Batista, rogai por nós. 

Antônio Gomes

Formador (Consagrado na dimensão de Aliança) da Comunidade Mariana Boa Semente

Missão Quixeramobim (Sede)

—–

Fontes utilizadas:

– Liturgia da Missa (folheto) – versão online

– Liturgia das Horas – versão online

– Bíblia Ave Maria – versão online

– livro: Meditações, de Santo Afonso de Ligório – Tomo II

– Wikipédia

0 Comentários
Deixe o seu comentário!

Confira as atualizações dos Blogs!
Notoris - Agência Digital